Com importante participação de autoridades municipais, representantes de entidades assistenciais do município, servidores e membros da sociedade civil, a Prefeitura de Itaúna realizou no sábado, 05/07, na Praça da Matriz, mais uma etapa da Conferência Municipal de Assistência Social, edição 2025 (a segunda e última parte aconteceu na segunda-feira, 07/07, no auditório do CDE Itaúna). O objetivo foi a discussão dos avanços, desafios e propostas para fortalecimento da rede de proteção social na cidade.
Antecedendo o evento, foram realizadas na semana passada pré-conferências com temas variados nas três unidades do CRAS e também no CREAS, importantes equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o mesmo objetivo. Todo o trabalho está de acordo com as diretrizes e preparo para a 15ª Conferência Nacional de Assistência Social, cujo tema neste ano será a comemoração dos 20 anos do SUAS – construção, proteção social e resistência.
Presente ao evento, no sábado, o prefeito Gustavo Mitre destacou “a importância de espaços abertos como estes para a participação popular e contribuição com sugestões para aprimoramento das questões sociais no município. A escuta e o envolvimento dos participantes, identificando desafios e discutindo propostas, subsidiará as discussões em outras esferas e resultará em benefícios para as pessoas atendidas por este serviço”, conclui.
Também presente, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gláucia Santiago, reforçou a relevância do momento: “A conferência é um espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva. É aqui que ouvimos quem está na ponta e repensamos nossas políticas para garantir mais dignidade e justiça social à população.”