24 SET 2018
Membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes da Prefeitura tomam posse em solenidade no gabinete

Reestruturada em 2017, após três anos de paralisação das atividades, Cipa tem gerado resultados significativos para a segurança dos servidores municipais

Em cerimônia no gabinete da Prefeitura de Itaúna, na manhã desta segunda-feira, 24 de setembro, o prefeito Neider Moreira deu posse aos servidores públicos municipais eleitos para a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, mandato 2018/2019. A Cipa foi reativada pela atual administração, em 2017, após três anos de paralisação das atividades. O órgão é responsável por observar e relatar as condições de risco nos ambientes funcionais, além de propor medidas para reduzir e até eliminar os riscos existentes.

O presidente da Comissão é o gerente do Setor de Iluminação Pública, Farlon Rabelo. O gestor terá ao lado, na condução do trabalho, como representantes dos empregados, Júlio César de Freitas Bolina, Márcia Viana da Fonseca, Magali Maria da Silva, José Silvino Alves, Romero Oscar da Fonseca, Sérgio Rodrigues de Sousa e Jesusmar de Sousa. Para representar o empregador, foram escolhidos, por meio do voto, Huederson Gomes da Silva, Elde Magalhães, Danielle Soares, Lucimeire Feliciano, Carlos Alberto Honorato e Eudes José de Faria.

Ao discursar, Farlon Rabelo falou sobre a satisfação de presidir a Cipa e contribuir para garantia de mais segurança aos trabalhadores. “Foram obtidos ótimos resultados desde o ano passado, com a aquisição de equipamentos, capacitações, enfim, investimentos para garantia de mais qualidade de vida aos funcionários do Município, o que reflete diretamente nos serviços prestados. Pretendemos dar continuidade e atuar com muito empenho, para viabilizar mais conquistas a cada dia”, afirmou.

O prefeito Neider Moreira lembrou o compromisso do governo com a valorização do funcionalismo.

“Reestruturada em 2017, a Cipa tem uma participação extremamente importante, pois, significa cuidados para que os servidores estejam seguros. Isso reflete positivamente em todos os setores e faz diferença também no atendimento à população. Enfrentamos uma grave crise, principalmente por causa dos atrasos dos repasses constitucionais pelo governo do Estado. Mas, continuamos a cumprir, a honrar os compromissos feitos com o povo de Itaúna e com os funcionários da Prefeitura. E queremos que a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes faça parte da construção desse novo modelo de gestão”, ressaltou o chefe do Executivo.

Regulamentação

A falta de atuação da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, na Prefeitura de Itaúna, desde 2015, exigiu ações rápidas da atual administração, em 2017. Entre as medidas adotadas com a reativação do órgão, no ano passado, destacaram-se a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI - e uniformes para servidores de diversos setores, a liberação de uma moto para que os técnicos de segurança do trabalho acompanhem as atividades realizadas e a intensificação das vistorias. A Cipa é regulamentada pela Portaria n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, que é a Norma Regulamentadora n.º 5, do Ministério do Trabalho.