17 SET 2018
Itaúna ultrapassa meta de vacinação contra o sarampo e poliomielite

Estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde reforçam conscientização e ampliam acesso às doses

A Secretaria de Saúde apresentou nesta segunda-feira, 17 de setembro, o resultado da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite em Itaúna. Com reforço do trabalho para conscientizar e ampliar o acesso à prevenção, o Município atingiu, no sábado, 15, segundo Dia D da mobilização, a meta preconizada, de 95%, em relação à imunização das crianças na faixa etária entre um e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

No total, receberam a proteção ao sarampo, desde o início da campanha, 3.825 meninos e meninas (95,08%) e 3.826 contra a poliomielite (95,10%). O público-alvo na cidade corresponde a 4.023 pessoas. “As doses continuam disponíveis em todas as regiões. É fundamental que a criançada esteja protegida dessas doenças graves”, alerta a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso.

A mobilização começou em agosto, com diversas ações promovidas pela Prefeitura para chamar a atenção dos pais sobre a importância da prevenção. Capacitação dos servidores do setor, cronograma especial e busca ativa na zona rural, onde foi alcançada 100% da população, além do funcionamento dos postos na área urbana em horário diferenciado, até 19 horas às quartas-feiras, fizeram parte das estratégias adotadas.