14 SET 2018
Itaúna tem segundo Dia D da Vacinação contra o sarampo e a poliomielite neste sábado

Cerca de 180 crianças na faixa etária preconizada ainda não estão imunizadas; unidades de saúde ficarão abertas das 08h às 16 horas para aplicação das doses

Será neste sábado, 15, o segundo Dia D da Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite em Itaúna. As unidades de saúde funcionarão das 08h às 16 horas, para garantir o acesso das crianças com idade entre um e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) à imunização. Desde o início da campanha, em agosto, o Município vacinou 90% da população na faixa etária preconizada. Mas, apesar do reforço das estratégias adotadas pela Prefeitura para ampliar a conscientização e o acesso à prevenção, ainda falta alcançar 180 meninos e meninas, dos 4.050 estimados inicialmente, para que a meta, de 95%, seja alcançada. Na zona rural foi atingido o índice de 100%.

A gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso, ressalta que todas as crianças de um a cinco anos incompletos precisam ser imunizadas. “No caso daquelas que já tomaram, funcionará como um reforço. É essencial, pois, é a única forma de proteção a doenças graves, como a pólio, que causa a paralisia infantil. A vacina contra o sarampo é tríplice viral e previne ainda a caxumba e a rubéola. Então, a população deve ficar atenta”, salienta a gestora.