12 SET 2018
Município garante lugar de destaque em Minas Gerais com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Investimentos no setor colocam Itaúna na quinta posição do estado em relação aos anos iniciais, nas instituições de ensino mantidas pela Prefeitura

Divulgados na última semana, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb – colocaram Itaúna em uma posição favorável no cenário estadual. O Município conquistou 7,5 pontos nos anos iniciais do nível fundamental, oferecido nas instituições mantidas pela Prefeitura. O resultado, que significa a superação, na rede municipal, das metas que estavam previstas para 2017 e ainda as estabelecidas para 2019 e 2021, garantiu à cidade o quinto lugar em Minas Gerais entre as séries avaliadas.

A nota obtida, 7,5, é a maior dos últimos anos. Na avaliação anterior, de 2015, o Município conseguiu 7 pontos, enquanto no de 2013 foram 7,3. Itaúna está à frente de Divinópolis (6,6), Pará de Minas (6,5), e de Belo Horizonte (6,3). Em Minas Gerais, pontuada com 6,5, a cidade ficou abaixo apenas de São José da Barra, na primeira colocação, com 8,5; São Pedro da União, segunda, com 8; Arapuá e Guidoval, ambas na terceira, com 7,7; Itamarati de Minas, Pains e São Geraldo, na quarta, com 7,6. A média nacional foi de 5,8.

O Ideb é um importante indicador da aprendizagem dos alunos e também serve como base para que sejam traçadas as diretrizes voltadas ao aperfeiçoamento na área. A classificação é reflexo dos investimentos feitos desde o início do ano passado, para melhorar a qualidade dos serviços prestados às crianças e adolescentes. A valorização dos profissionais da Educação, as frequentes capacitações, a reestruturação das unidades educacionais e a ampliação do acesso ao ensino são alguns exemplos das medidas adotadas pela Prefeitura e que culminaram em avanços significativos para o setor.

“É o resultado do trabalho feito em conjunto, entre o governo e a comunidade escolar. Essa classificação mostra que estamos no caminho certo e nos dá mais força e incentivo para seguir em busca de mais conquistas, com foco sempre em garantir oportunidades e promover mudanças positivas na sociedade”, comemora a secretária municipal de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo.