Prefeitura de Itaúna muda cobrança para fim do primeiro semestre e facilita a vida dos contribuintes
A Prefeitura de Itaúna ouviu a população e estendeu o prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. A partir deste ano, o débito poderá ser dividido em até seis vezes. O percentual de desconto, de 10%, está garantido para quem optar pela cota única. Em ambos os casos, o vencimento só será no fim do primeiro semestre.
O recolhimento será a partir de 15 de junho. Os contribuintes que decidirem pela divisão do imposto em parcelas, terão até novembro para regularizar a situação do imóvel junto ao Município. Antes, era permitido o pagamento em no máximo quatro prestações.
A medida foi proposta pelo prefeito Neider Moreira e justificada pela alta carga de impostos que recai sobre os contribuintes a partir de janeiro. “A maioria das pessoas tem que pagar o IPVA, para quem tem filhos vem a lista de materiais escolares, matrículas, enfim, são muitos os gastos no período, além das contas das festas de dezembro, viagem de férias, Carnaval. Então, para facilitar a vida da população, a Prefeitura iniciou os levantamentos e adotou essa alteração, que, acreditamos, será bastante benéfica para todos”, comemorou Neider.
O secretário Municipal de Finanças, Warlei Eustáquio Souza, reforçou os benefícios para o cidadão. “Agora, os proprietários de imóveis e inquilinos terão mais tempo para a organização das finanças pessoais”, justificou. Ainda segundo o gestor, a Prefeitura cria uma expectativa maior em relação a adesão da campanha por parte dos contribuintes. “Nesse novo cenário, a Prefeitura está mais otimistas, confiante de que essas modificações viabilizarão a redução da inadimplência, o que é muito bom para o Município, devido à arrecadação, mas também para os contribuintes, que, com mais facilidades, conseguem ficar em dia com o compromisso”, completou Warlei.