Resultado é intensificado após Dia D de mobilização em todas as unidades; imunização continua até dia 26 de maio
Sábado, 13 de maio, foi o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Itaúna, as 22 unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF – da área urbana ficaram abertas das 08h às 17 horas para a aplicação das doses. Conforme o relatório apresentado pelo setor de Epidemiologia, 1.500 pessoas receberam a imunização na data determinada pelo Ministério da Saúde para o reforço da mobilização. Com isso, o Município atingiu até esta segunda-feira, 16, o índice de 67,6% do público-alvo, uma vez que a distribuição da vacina começou dentro do prazo estipulado, em 17 de abril, sendo levada também à zona rural conforme cronograma elaborado para facilitar o acesso dos moradores das regiões mais distantes ao imunobiológico.
O bom resultado obtido é reflexo também do trabalho intensivo da Secretaria Municipal de Saúde para capacitar os servidores e conscientizar a população sobre a importância da imunização para evitar as complicações da doença. Os idosos acima de 60 anos lideram hoje a procura pela vacina gratuita, que contempla também as gestantes; puérperas, que são as mulheres com até 45 dias pós-parto; crianças entre seis meses e cinco anos incompletos; e trabalhadores da área da saúde. Portadores de comorbidades, doenças como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios, e obesos, têm direito, se apresentarem o encaminhamento médico, conforme determinação do Ministério da Saúde; além de detentos e funcionários do sistema prisional. O total da população-alvo em Itaúna é de 22.157 pessoas, o que corresponde aos seis grupos prioritários, e a meta é vacinar 90%.
Incluídos pela primeira vez no calendário, os professores que estão em atividade nas salas de aulas não aderiram em massa à proposta de imunização. No entanto, as equipes da Epidemiologia estão reforçando a mobilização dos educadores, em visitas às escolas, de acordo com a chefe do setor, Juniana de Souza. Ainda segundo a coordenadora do departamento, também foram intensificadas as ações junto aos pais e responsáveis por crianças na faixa etária preconizada. A campanha continua até 26 de maio, em todas as unidades da ESF.