Mobilização será realizada durante todo o mês com reforço na aplicação das doses em 13 de maio
Duas semanas após o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, lançada em 17 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço do alcance da mobilização. Até esta segunda-feira, 02 de maio, 4.614 pessoas foram imunizadas, o que representa 27,87% da faixa prioritária. A meta do Ministério da Saúde para o Município é proteger 16.554 pessoas do vírus Influenza, em seis grupos considerados preferenciais. O total da população-alvo é de 22.157 pessoas.
A expectativa é imunizar mais de 90% de todo o público preconizado. Do total de idosos com mais de 60 anos, 29,87% já receberam as doses da vacina que protege contra o H1N1, H3N2 e Influenza B, com base nas cepas de vírus que mais circularam em 2016. Gestantes (19,23%); puérperas (32,11%); crianças na faixa etária dos seis meses aos cinco anos incompletos (19,02%); professores (10,88%) e trabalhadores da saúde (59,82%) também estão sendo protegidos. A imunização das pessoas privadas de liberdade, funcionários de sistema prisional e portadores de comorbidades, que são pessoas diagnosticadas de doenças como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios, além de obesos, tem início a partir do dia 13 de maio, conforme previsão do calendário nacional.
As doses serão aplicadas gratuitamente em todas as unidades de saúde até o dia 26 de maio. No dia 13, sábado, haverá reforço no atendimento, quando todas as sedes do Programa de Saúde da Família – ESF, ficarão abertas das 08h às 17 horas, com exceção da zona rural, onde é seguido um cronograma diferenciado, iniciado em abril. Esta semana recebem a imunização, na terça-feira, 02 de maio, as comunidades do Córrego do Soldado e quarta-feira, 03, dos povoados de Paulas e Mato Grosso. O calendário segue em Retiro dos Farias e Vista Alegre, em 04 de maio; Freitas e Fundão, 05; sendo encerrado em Calambau e Carneiros, dia 08.
O Município reforçou a conscientização sobre a importância da prevenção à gripe e, antes do início do período de imunização, capacitou os profissionais lotados nas 23 unidades do programa Estratégia de Saúde da Família – ESF. “Programamos uma campanha intensa, tendo em vista que a imunização feita nesta época reduz a incidência da doença e evita muitas complicações que podem surgir em decorrência dela. A vacina é a forma mais eficaz para se prevenir. E é importante lembrar que quem tem alergia a ovo não pode tomar a dose”, ressalta a chefe de Epidemiologia, Juniana de Souza.