Secretaria de Educação aposta em estreitamento de laços com a comunidade escolar para identificar demandas e elencar prioridades
Com o início do ano letivo, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, seis mil crianças e adolescentes foram recebidos na rede municipal de ensino em Itaúna. A Secretaria de Educação preparou todos os detalhes para garantir aos alunos um ótimo retorno às aulas. A partir de agora, a preocupação permanente é com as condições de trabalho dos servidores lotados nas escolas do Município e com melhorias constantes no aprendizado.
A rede municipal é composta por 26 escolas, além de quatro creches conveniadas, aquelas que recebem subvenção da Prefeitura para manutenção das atividades. O sistema contempla a faixa etária de zero a 14 anos de idade, desde o ensino infantil à conclusão de ensino fundamental. A Prefeitura é responsável também pelo programa Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A estrutura passará por reformulações, em médio e longo prazo, como adianta o secretário, Adilson de Souza. A princípio, neste começo de ano, estão sendo mantidos os serviços e número de funcionários disponibilizados para cada unidade e o Programa de Intervenção Pedagógica – PIP – que garante apoio especial às crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. O transporte escolar também já funciona normalmente, com atendimento aos estudantes de todas as regiões contempladas com a benfeitoria.
Mas, o trabalho não para e nesse sentido, muitos projetos para ampliação do acesso dos jovens ao ensino estão em andamento. A expectativa é de muitas mudanças em breve. Uma delas é a inauguração da creche Recanto Feliz, no bairro Itaunense, com abertura de 47 novas vagas, prevista para fevereiro.
“De imediato já estamos atuando na aproximação entre a Secretaria e as instituições, diretores, professores, alunos, pais, enfim, todos os que fazem parte do processo educacional. Queremos detectar e elencar quais as prioridades e trabalharemos com foco em melhorar cada vez mais a Educação e estreitar as relações com a comunidade escolar”, afirma o gestor. Adilson de Souza adiantou também que está fazendo junto da equipe um diagnóstico, cujo resultado será o retrato fiel da rede municipal. “A partir daí teremos um relatório atualizado com todas as demandas, custos e começaremos a desenvolver mais e novas ações. Esse é o nosso compromisso”, completou.
Retomada do programa Escola Aberta
Em atendimento aos anseios da população, o novo governo vai investir no retorno do Escola Aberta, que funcionava no Centro de Atenção Integrada à Criança – CAIC – no bairro Morada Nova. O programa será mantido com recursos próprios da Prefeitura.
Os preparativos começaram com a elaboração dos processos para a contratação de oficineiros e outros ajustes necessários para a retomada das atividades. A previsão é de que o Escola Aberta volte a funcionar em março, com a ocupação do CAIC, aos sábados e domingos, para oferta de oficinas e cursos profissionalizantes ainda em fase de definição.
Recursos próprios para Tempo Integral
Também está previsto para março o recomeço do Escola de Tempo Integral, que beneficia um grande número de estudantes em várias regiões da cidade com atividades diversas, como acompanhamento para os deveres e oficinas no contraturno do ensino regular. Os alunos participantes recebem completa assistência, além das refeições diárias, e, ao mesmo tempo, são mantidos longe das ruas, drogas e violência.
A manutenção do programa será garantida por recursos próprios da Prefeitura, uma vez que o Município não foi inscrito ano passado no “Mais Educação”, por meio do qual o governo federal libera verbas destinadas à merenda e compra de materiais.
“Firmamos o compromisso de dar continuidade ao Tempo Integral e iremos cumpri-lo porque sabemos da grandeza dessa iniciativa, que atende às necessidades das famílias, apoia os jovens e incentiva o exercício da cidadania. É uma questão social e, por isso, extremamente importante”, destaca o secretário, Adilson de Souza.