22 JUL 2016
Mutirão contra a dengue entra na reta final com ótimos resultados, porém assustadores

Volume superior a meio milhão de quilos de lixo foram recolhidos nos quatro cantos de Itaúna. Chamados para casos de ratos caíram para quase zero

Iniciado no mês passado, o mutirão de limpeza contra a proliferação do mosquito da dengue chega a sua reta final em Itaúna. A previsão do setor de Vigilância Sanitária é terminar o trabalho na próxima sexta-feira, dia 29 de julho. Nesses quase dois meses de faxina pelos quatro cantos da cidade, os números são assustadores. Um volume de cerca de meio milhão de quilos de entulho foi recolhido até aqui, num total de 27 carretas lotadas e um número quase incontável de caminhões com capacidade para seis toneladas cada um. Para que o serviço atinja 100% dois bairros do município, o trabalho se concentrará na próxima semana nos bairros Belvedere, Cerqueira Lima e das Graças, e com isso chegará a seu final.

Com custo quase zero, o mutirão foi de iniciativa própria do setor responsável, no intuito de eliminar os abrigos dos ovos do mosquito que poderiam gerar nova epidemia em 2017. Porém, a iniciativa gerou outro benefício para os itaunenses, este de efeito imediato. Os números de ligações para a Zoonoses relacionados a reclamações envolvendo ratos girava em torno de 20 por dia. Mas com a limpeza realizada em quase todos os bairros, esse número atualmente está próximo de zero. Ou seja, a iniciativa serve para mostrar que é preciso a conscientização da população quanto à proliferação do mosquito da dengue, já que pesquisas confirmam que mais de 70% dos focos estão nas residências particulares. Além disso, outros animais peçonhentos acabam perdendo espaço e abrigo nas residências.