Espetáculos e oficina em diversos pontos marcam os três dias do evento na cidade
Nos próximos dias 23, 24 e 25 de julho, Itaúna vai receber o espetáculo Pigmalião, Escultura que Mexe. Além das apresentações, o último dia do evento será reservado para a realização de uma oficina aberta ao público interessado e que se inscrever, tudo de forma gratuita. Pigmalião é um espetáculo de bonecos e tem tudo para agradar o público itaunense de todas as idades. Veja a programação completa.
Sábado, dia 23
A programação começa às 11h de sábado, dia 23, na Praça da Matriz, com a apresentação de Bira e Bedé. Elas são irmãs gêmeas no semblante, porém opostas com relação à personalidade. Já em idade avançada, flanam pela cidade procurando atividades para preencher o tempo do seu cotidiano tedioso. A duração é de 50 minutos e a classificação é livre.
Também no sábado, mas às 19h, no Teatro Sesi Vânia Campos, na Avenida São João, 4.147, o rápido espetáculo Verbo será apresentado. Com duração de apenas dez minutos, a cena tem como base a frase “Tu és pó e ao pó retornaras”. A apresentação trata da criação do homem, abordando a sua fragilidade e a sua condição no mundo em uma montagem intimista livremente inspirada no livro do Gênesis. A classificação é de 12 anos.
Para encerrar o primeiro dia cultural, a partir das 20h, também no Teatro Sesi Vânia Campos, o espetáculo de marionetes “A Filosofia na Alcova”. Com duração de 80 minutos e reservado para maiores de 18 anos, o espetáculo não tem limites quanto a sexo, violência e todo tipo de questionamento religioso e moral, numa adaptação da obra de mais de 200 anos Marquês de Sade. A obra é um forte catalisador de questionamentos e reflexões.
Domingo, dia 24
O segundo dia da mostra contará com dois espetáculos. A partir das 11h30, na Praça da Matriz, o violeiro Seu Geraldo comandará o espetáculo. Aos 73 anos ele canta, toca e conversa com a plateia sobre os mais variados assuntos. A classificação é livre e a duração é de 60 minutos.
Já a partir das 19h, no Vânia Campos, será a vez do espetáculo O Quadro de Todos Juntos. Trata-se de um encontro de família em que a realidade, o simulacro e o delírio confrontam-se em um quadro mais que verdadeiro. A classificação é para maiores de 16 anos e tem duração de 60 minutos.
Segunda-feira, dia 25
Para encerrar a circulação da Mostra Pigmalião, Escultura que Mexe, será realizada uma oficina na segunda-feira, das 9h às 18h, no Teatro Sílvio de Mattos, no Espaço Cultural. Na oportunidade, o Pigmalião compartilhará suas técnicas de manipulação direta, estimulando o aluno a investigar as relações possíveis entre o ator-manipulador e o boneco manipulado. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de julho no endereço eletrônico www.pigmaliao.com. Vale lembrar que para todos os espetáculos, os ingressos começaram a ser distribuídos uma hora antes das apresentações. O currículo também poderá ser enviado para o e-mail contato@pigmalião.com.