Em solenidade oficial na manhã desta quinta-feira, 19/12, o Prefeito Neider Moreira assinou uma concessão de direito real de uso de imóvel público, beneficiando desta vez o Instituto Santa Mônica – Apae de Itaúna. Um terreno de 318,15 m², localizado na rua Professora Maria Linda, bairro Residencial São Geraldo, será cedido, pelo prazo de 10 anos, para fins de expansão das atividades por meio da construção da “Casa Lar Masculina”. O trâmite desta negociação contou com apoio da Câmara de Vereadores, que votou e aprovou a Lei 5,479, de 28/11/2019, assinada nesta ocasião no Gabinete Oficial da Prefeitura.
Para Georgia Duarte, Presidente da Apae Itaúna, será de grande valia para os beneficiários a construção desta nova sede. “Temos certeza de que trará mais dignidade aos nossos assistidos. A maioria já está com certa idade e precisa de acomodações com melhor acessibilidade. Já passaram por situações difíceis, sendo muitos deles egressos da antiga Febem. O modelo Casa Lar já foi aderido por 40 Apaes em todo o Estado. Vamos acolhê-los com mais respeito a partir de agora. Só temos a agradecer a Prefeitura e a Câmara por esta ajuda”, explicou. Ainda de acordo com Georgia, a Casa Lar Feminina já funciona em sede própria na cidade.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Élvio Marques, se mostrou bastante satisfeito com a assinatura do termo de concessão. “Uma marca do atual governo municipal são as importantes parcerias ao longo destes três anos, este é o caminho E hoje estamos estabelecendo mais uma delas. A Apae desenvolve um trabalho dos mais relevantes na cidade. E a partir de agora temos a certeza de mais avanços e mais ganhos para a comunidade itaunense. Me sinto realizado”, afirmou. Representando a Câmara de Vereadores, o Vice-Presidente Interino, Lacimar Cezário (o “Três”), disse conhecer e reconhecer o trabalho da entidade. Terminou parabenizando a Prefeitura pela concessão e desejando que a Apae continue desenvolvendo seu trabalho em Itaúna.
Para o Prefeito Neider Moreira, “o Estado brasileiro de forma geral não consegue atender as demandas sociais do país. Daí o papel fundamental das entidades que trabalham com a seriedade da Apae para suprir muitas das necessidades da população. Vamos continuar ampliando nossas parcerias e projetos com esta importante instituição, pois acreditamos neste trabalho. Se é um momento importante para a Apae, também é para nossa Administração. Agradeço o apoio da Câmara de Vereadores e desejo sucesso nesta nova empreitada”, finalizou. Neider ainda lembrou que somente entre janeiro e dezembro deste ano, a Prefeitura realizou 26 parcerias como a desta data.
O Instituto Santa Mônica terá alguns encargos e condicionantes neste período de concessão: dedicação às atividades constantes do Estatuto Social da entidade, construção e implantação das instalações (apresentação do projeto à Secretaria de Regulação Urbana), respeito à legislação ambiental vigente, elaboração de projeto de segurança contra incêndio e pânico, recolhimento dos impostos municipais, não interromper atividades por prazo superior a seis meses, manter a finalidade do imóvel, dentre outros. Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e representantes da Apae de Itaúna também prestigiaram a solenidade.