Dentre diversas atividades que serão realizadas na programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira, 09/09, uma live especial no Instagram da Prefeitura de Itaúna. O tema abordado será “Reflexões sobre o Bullying e a Saúde Mental Infanto Juvenil”, sendo proferida pelo psiquiatra Dr. Paulo Murialo e pela psicóloga Rejane Amaral. A transmissão será às 9h, pelo canal @prefeituradeitauna.
Saiba mais
A campanha Setembro Amarelo tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e objetiva alertar a população sobre o assunto. A origem e todo esse movimento de conscientização contra o suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo pintou de amarelo.
Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Nem a família nem os amigos do jovem perceberam os sinais de que ele pretendia tirar a própria vida. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem “Se precisar peça ajuda”, A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que tem pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
Em 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar a campanha. É necessário compartilhar a dor e a angústia. E quem se dispõe a ouvir, que ouça sem julgamentos, pois uma das grandes questões para a pessoa não procurar ajuda é o preconceito enraizado. A maioria das mortes por suicídio pode ser evitada e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso.
Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas peça ajuda profissional. Itaúna possui Centros de Atenção Psicossocial (CAPS ll e CAPS-AD) que funcionam de segunda a sexta feira, das 7h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo gratuitamente as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo, 24h por dia, pelo número 188 (chamada gratuita).