13 SET 2021
Novo modelo da tarifa de água em Itaúna
Como será o novo modelo da tarifa de água em Itaúna Será extinta a cobrança por consumo mínimo e tarifa fixa também terá outro valor; confira
A fim de atualizar o modelo de tarifa de água e esgoto, a equipe técnica da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais, ARISB-MG, com a colaboração do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna, estruturou a nova matriz tarifária.
Assim, será extinta a cobrança da tarifa por meio do consumo mínimo, passando a considerar o consumo efetivo.
A nova forma vai possibilitar o estímulo do uso consciente da água, a adequação dos valores à realidade de consumo de cada família e a manutenção do preço médio da água.
A iniciativa representa um importante avanço para o saneamento básico da cidade.
Cabe ressaltar, que foi realizada pela ARISB-MG uma Consulta Pública e posteriormente, o estudo foi apresentado ao Conselho Municipal de Saneamento Básico de Itaúna.

Parcelas Fixa e Variável
Atualmente, a cobrança é realizada por meio de um conceito de tarifa mínima, na qual o usuário paga um valor fixo e pode consumir até 15 metros cúbicos de água, pagando o excedente de acordo com o consumo.
A metodologia atual não incentiva o uso eficiente dos recursos hídricos.
O novo modelo prevê uma parcela fixa, com o custo mínimo para manter a disponibilidade do sistema, e uma parcela variável, com base no volume consumido, medido no hidrômetro.

Valor adequado ao volume de consumo
Para os usuários residenciais, a tarifa mínima de água e esgoto no modelo atual é de R$ 43,73.
Por meio da nova matriz, a tarifa fixa passa a ser de R$27,45, com doze faixas para o excedente de forma variável, tornando o valor mais adequado ao volume de consumo.
Uma moradia que consome 6 metros cúbicos de água, por exemplo, que hoje paga a tarifa mínima de R$ 43,73, terá uma diminuição no custo da tarifa com o novo modelo, passando a pagar R$ 39,23. Neste caso, a redução representa 10,31% do valor total.
O cronograma de implantação terá início no mês de outubro, ou seja, nas próximas faturas.