Setembro foi escolhido para ser mês da conscientização e da prevenção ao suicídio, tema considerado delicado para discussões, carregado de estigmas e medos. Falar sobre suicídio oportuniza pensar na pauta pelo viés multifatorial, evitando individualizar muitas questões que são sociais e que estão intrinsecamente relacionadas à saúde mental de cada um de nós.
O CAPSII, serviço de atendimento de urgência e emergência em saúde mental tem seu fazer voltado para o território, para a promoção da saúde, portando, para politicas continuas de prevenção e cuidado em liberdade. Falar sobre prevenção e construí-la é algo que fazemos todos os dias, em especial na defesa de um SUS fortalecido, de um país com igualdade de oportunidades para todos, de acesso á comida, na defesa de direitos humanos.
É importante ter claro que condições de vida favoráveis, incentivo á educação, esporte e cultura, investimentos nos setores públicos, em especial, nos serviços da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) são prevenção ao suicídio. Ter uma sociedade mais justa e igual é promoção de saúde metal;