Há pouco mais de um mês no cargo, o novo Gerente da Defesa Civil em Itaúna, Fábio Silva, em parceria com diversos setores da Prefeitura de Itaúna, realizou um extenso levantamento das regiões mais atingidas pelas fortes chuvas de dezembro/janeiro na cidade, mapeando os estragos nessas áreas. A partir desses dados, um Plano de Trabalho foi criado seguindo instruções do Governo Federal (enviado no dia 05/04) com objetivo de angariar recursos para amenização destes impactos.
O referido documento incluí obras em diversas regiões, tais como Morro do Engenho, Sion, Nova Vila Mozart, Olímpio Moreira, Lourdes, Centro, São Judas Tadeu, Várzea da Olaria, Irmãos Auler, Vila Tavares, Vila Vilaça, Antunes e Itaunense. A aprovação dos recursos para esta reconstrução é realizada em Brasília e o Plano de Trabalho de Itaúna, assim como de várias outras cidades também atingidas em Minas Gerais, encontra-se em análise no momento.
De acordo com Fábio, “mesmo que o Governo Federal não nos encaminhe toda a verba esperada para estas ações de recuperação, a Prefeitura de Itaúna já se mobiliza com o intuito de concretizar todas as obras necessárias em nossa cidade com recurso próprio. Nosso único objetivo é amenizar o quanto antes os danos sofridos em decorrência dos estragos causados pela chuva. Sabemos da ansiedade da população mas contamos com a compreensão e confiança de todos”, explica.