Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o número de focos de incêndios aumentou em 12 estados brasileiros em comparação com o mesmo período de 2021, um aumento com percentual acima de 200%. A grande preocupação dos especialistas está no fato de ainda não estarmos no período mais seco do ano, quando a tendência é aumentar o número de focos de incêndio.
A Prefeitura de Itaúna, por meio da Gerência Superior de Meio Ambiente chama a atenção da população sobre os prejuízos que as queimadas geram para nossa saúde, insuficiência respiratória, doenças respiratórias como, bronquite, asma, rinite, sinusite entre outras. Os danos ao meio ambiente também são preocupantes podendo, inclusive, levar à extinção de espécies da flora e fauna.
“Pedimos à população que evite atear fogo em seu lixo ou material de descarte. Lembramos que a Prefeitura possui o serviço de cata móveis que poderá ser acionado quando for necessário. As consequências de uma pequena fogueira podem tomar proporções catastróficas ao meio ambiente e ate mesmo à vida da própria pessoa que iniciou o incêndio, levando à destruição de moradias e outros bens”, reforça o Gerente Superior de Proteção ao Meio Ambiente, Marcelo Augusto Nogueira Rezende.
Ainda de acordo com o gerente, “ quando o corpo de bombeiros é acionado para extinguir um foco de incêndio iniciado criminalmente, outros atendimentos deixam de ser realizados e vidas podem ser postas em perigo por uma ação criminosa”,