A Secretaria de Previdência Social (SPREV) do Ministério da Economia, instituiu há alguns anos o Indicador de Situação Previdenciária, recentemente reformulado pela Portaria nº 14.762/2020, e avalia as seguintes dimensões: gestão e transparência, situação financeira e situação atuarial.
A classificação do ISP RPPS é mensurada mediante informações transmitidas à SPREV por intermédio do CADPREV, que é o sistema de informações dos regimes públicos de previdência social, com dados de vários demonstrativos e relatórios, como: DRAA (Demonstrativo de Resultado da Avaliação Atuarial), DPIN (Demonstrativo da Política de Investimentos), DIPR (Demonstrativo de Informações Previdenciárias), entre outros.
Itaúna foi o único dos municípios mineiros avaliados com nota máxima (A-IV) pelo Ministério da Economia e um dos dezesseis no Brasil. Em 2018 o IMP estava entre os últimos da lista classificatória.
Além de Itaúna, estão no seleto grupo com as notas máximas: Passo Fundo (RS), Presidente Prudente (SP), Santo Antônio da Patrulha (RS), São Bento do Sul (SC), Taió (SC), Toledo (PR) e Vila Velha (ES) e Rio Branco (AC), a única capital brasileira classificada com A-IV.
“Essa nota é resultado da autonomia e do apoio concedido pelo Prefeito Neider e do esforço, profissionalismo e dedicação da equipe do IMP. Ao mesmo tempo é um desafio de procurar melhorias contínuas,” enfatiza o diretor-geral do IMP, Heli de Souza Maia.