Como uma das principais ações do governo municipal nestes 100 primeiros dias de mandato, o programa “Saúde na Hora” completa hoje, 10/04, data duplamente festiva, seu primeiro mês de funcionamento na ESF Cidade Nova. Com funcionamento estendido até as 22h, de segunda a sexta-feira, a proposta é ampliar o acesso da população à atenção básica e reduzir filas de espera por consultas e exames.
Entretanto, a quantidade de faltas registradas nos atendimentos médicos pré-agendados pelos cidadãos acende um sinal de alerta. Para se ter um idéia, desde a inauguração, foram agendadas 364 consultas, porém, dessas, em 54 não houve comparecimento dos pacientes, o que representa cerca de 15% do total. O índice é considerado alto e preocupa a equipe da UBS, que reforça os impactos preocupantes das ausências na rotina da unidade.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo, “o programa já demonstra resultados positivos no acesso da população mas pedimos um compromisso da comunidade. As faltas comprometem o aproveitamento das agendas médicas, geram desperdício de recursos e impedem que outras pessoas, muitas vezes aguardando por atendimento, possam ser assistidas”, explica.
O prefeito Gustavo Mitre reforça o pedido para que “os pacientes cancelem com antecedência, caso não possam comparecer. A intenção é otimizar os horários disponíveis e garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços oferecidos. Com o envolvimento da comunidade, o programa poderá alcançar resultados ainda mais expressivos nos próximos meses”, avalia.
A segunda unidade do “Saúde na Hora”, na ESF Padre Eustáquio, passa a funcionar nesta sexta-feira, 11/04.