O prefeito Gustavo Mitre e o vice-prefeito Hidelbrando Neto estiveram na tarde desta quinta-feira, 3 de julho, na Câmara Municipal, para protocolar um projeto de lei que prevê a alteração contratual envolvendo a empresa responsável pelo transporte coletivo em Itaúna.
De acordo com a prefeitura, há algumas semanas, a empresa ViaSul foi procurada por uma nova empresa interessada em adquirir a concessão de operação no município. Em seguida, representantes dessa nova empresa apresentaram formalmente à Administração Municipal sua intenção em adquirir a concessão, incluindo todos os efeitos contratuais vinculados à prestação do serviço de transporte coletivo na cidade.
Diante dessa proposta, o prefeito convocou os vereadores que integram a Comissão de Transportes da Câmara para apresentar os detalhes da negociação e esclarecer a intenção dos empresários em adquirir a concessão da ViaSul. Segundo apresentado, a proposta representa uma transformação completa no transporte coletivo municipal, com a substituição integral da frota por ônibus novos e a implantação de uma nova política de operação e atendimento, sem reaproveitamento de qualquer ônibus ou estrutura da antiga empresa.
Além disso, a nova empresa analisa a possibilidade que todos os contratos trabalhistas dos atuais funcionários sejam mantidos, evitando prejuízos aos trabalhadores. Após as conversas iniciais, foi apresentado à Prefeitura um protocolo de intenções para formalizar o interesse na concessão da ViaSul em Itaúna e de seus contratos com o município.
Com isso, a Administração elaborou, junto à equipe técnica e aos vereadores, um projeto de lei para viabilizar a transferência contratual, que foi protocolado hoje, quinta-feira (03), na Câmara pelo próprio prefeito para apreciação e votação.
No protocolo de intenções, a nova empresa apresentou diversos benefícios previstos para a cidade, incluindo a renovação completa da frota com ônibus novos, implantação de novas guaritas e adoção de uma política moderna, humanizada e ética de relacionamento com os usuários.
Para o prefeito Gustavo Mitre, essa proposta chega em momento oportuno, já que recentemente sua gestão viabilizou a redução no valor da passagem de ônibus um feito inédito na história do município. Apesar disso, ainda havia reclamações de usuários sobre horários, itinerários e, principalmente, as condições físicas dos veículos, que em alguns casos tinham de 10 a 15 anos de uso.
“A nova empresa trará ônibus novos e um atendimento muito melhor para a população. Após longas análises da nossa equipe técnica e também dos vereadores, constatamos que essa proposta representa um grande benefício, que vai revolucionar o transporte coletivo em Itaúna, garantindo qualidade no serviço e um preço justo na passagem”, afirmou o prefeito.
Para a efetivação da proposta, será estabelecido um reajuste no subsídio municipal. Dessa forma, Itaúna passará a contar com uma nova empresa, frota renovada, melhor política de atendimento e o valor atual da passagem.