A Prefeitura de Itaúna, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com a COOPERT e a Quantum Engenharia e Consultoria Ambiental, realizará, no dia 1º de julho de 2026 (quarta-feira), das 8h às 11h, no Teatro Municipal Sílvio de Mattos, o Relançamento da Coleta Seletiva. O evento celebra os 24 anos de implantação do programa no município e marca uma nova etapa das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à gestão ambiental.
A solenidade reunirá autoridades municipais, representantes de instituições parceiras, artistas e estudantes e a comunidade para celebrar uma das mais importantes iniciativas ambientais de Itaúna e apresentar as novas ações destinadas ao fortalecimento da coleta seletiva.
Entre os principais avanços desta nova fase está a instalação de 190 contêineres destinados ao recebimento de materiais de forma seletiva (secos e molhados). Os equipamentos serão distribuídos em diversos pontos da cidade e também na zona rural, ampliando o acesso da população ao descarte ambientalmente adequado dos resíduos e fortalecendo as ações de preservação ambiental, educação e conscientização.
A programação contará com a presença do prefeito Gustavo Mitre, do diretor-geral do SAAE, de representantes do Poder Legislativo, do Ministério Público, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG), da COOPERT, da Quantum Engenharia e Consultoria Ambiental e de Osmando, um dos idealizadores e fundador do programa de coleta seletiva implantado em Itaúna há 24 anos.
A COOPERT (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itaúna) é responsável pela coleta de lixo seco, triagem e reciclagem dos materiais recicláveis coletados no município, desempenhando papel fundamental na geração de trabalho e renda, na inclusão social dos catadores e na redução dos resíduos destinados ao aterro sanitário.
A Quantum Engenharia e Consultoria Ambiental é a empresa contratada para cuidar da coleta de resíduos molhados, varrição e gerenciamento dos contêineres, figurando como uma parceira técnica relevante na estruturação e no aprimoramento do sistema de gestão de resíduos sólidos.
Toda a estrutura e investimentos na coleta seletiva “secos e molhados” se tornam inócuos se não houver a conscientização e a participação direta de cada morador no cuidado com o próprios resíduos.
Mais do que celebrar uma trajetória consolidada, o evento reafirma o compromisso da Prefeitura de Itaúna, do SAAE, da COOPERT e de seus parceiros com a construção de uma cidade mais sustentável, valorizando o trabalho dos catadores, incentivando a educação ambiental e promovendo a participação da população na preservação dos recursos naturais.