Atividades terão início na próxima segunda-feira, 13 de maio
Acolher, cuidar e tratar como sujeitos que têm direito de estar no convívio social é a forma como a atual administração municipal garante o acolhimento das pessoas em tratamento. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde realiza entre os dias 13 e 29 de maio, a Semana da Luta Antimanicomial.
As atividades reforçam a necessidade de conscientizar a população a reinserir as pessoas com sofrimento mental, e também aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, ao convívio social. Debates e reflexões serão propostos com o objetivo de implantar novas ações para a rede de atenção psicossocial e fortalecer os vínculos entre os usuários e a rede, garantindo sua autonomia e o exercício da cidadania.
A gerente da Saúde Mental em Itaúna, psicóloga Cristiane Santos Souza Nogueira, reforça a importância das políticas públicas inclusivas e destaca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, desde 1987, um marco para que os governos analisem e proponham melhorias no acolhimento dos usuários da rede.
“Com o lema ‘por uma sociedade sem manicômios’, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõem a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade”, frisa Cristiane.
“Itaúna se orgulha de ter sido um dos municípios pioneiros em Minas e no Brasil, a criar serviços de atendimento de saúde mental, pautados no cuidado em liberdade. No atual cenário de ameaça de retrocessos ao processo de reforma psiquiátrica, criamos todos os anos uma agenda com atividades de comemoração do dia 18 de maio, envolvendo a comunidade e dando visibilidade às questões do sofrimento mental”, finaliza a psicóloga.
Programação
13 de Maio
9 Horas I Café com o Prefeito - presença da Comissão Municipal de Reforma Psiquiátrica, usuários e trabalhadores da RAPS. Divulgação do resultado do concurso de ornamentação dos PSFs com premiação.
Local: Centro de Convivência de Saúde Mental “Dr. Perí Tupinambás”
14 de Maio:
9h30 I Marcha da Saúde Mental - apoio do NAC Curumim e Polícia Militar.
Local: Saída do Centro de Convivência de Saúde Mental até o Coreto da Praça da Matriz
15 de Maio:
9h às 17 horas I Participação no II Torneio de Futsal: Craques pela Vida - mediante inscrição prévia
Local: saída do CAPS ad, com destino a Pará de Minas
17 de Maio:
10 Horas I Desfile em comemoração ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial” - saída do Centro de Convivência em Saúde Mental - retorno às 20 horas.
Local: Praça da Liberdade, Belo Horizonte.
22 de Maio:
16 Horas I Cine RAPS para os usuários e familiares da Saúde Mental - Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.
Local: Cine Ritz Itaúna. Entrada franca mediante inscrição prévia nos serviços de saúde mental
29 de Maio:
8h às 17 Horas I III Mostra Regional de Saúde Mental “Expressão e Arte”
Local: Praça da Matriz de Itaúna