03 OUT 2018
Recuperação de área e paisagismo começam a mudar o cenário no entorno da lagoa do Pio XII

Projeto prevê a transformação do local, que abrigará a sede administrativa de Itaúna, em um parque ecológico, com árvores de espécies nativas e ornamentais, além de espaços para descanso e contemplação

Projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Regulação Urbana e já em fase de execução, pela Prefeitura de Itaúna, vai transformar a Área de Preservação Permanente (APP), no entorno da lagoa do bairro Pio XII em um espaço de convivência para a população. O trabalho, em parceria com a Infraestrutura e o Projeto Rio São João, começou no mês passado, com a regularização do terreno, recuperação das encostas do lago e início do plantio da grama esmeralda, que cobrirá 7,4 mil metros quadrados, dos 8 mil m² da APP.

As medidas foram adotadas visando a proteção dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, a criação de um parque ecológico bonito, agradável e seguro. Além do paisagismo, as intervenções possibilitarão maior reservação de água na lagoa, contribuindo para o amortecimento nos períodos de chuvas intensas. No terreno, que abrigará a futura sede administrativa de Itaúna, serão plantadas mudas de várias espécies ornamentais e nativas, cultivadas em viveiro próprio, nas dependências da Fundação Granja Escola São José; e construídos passeios e percursos; lugar para contemplação e anfiteatro.

Estão previstas ainda a instalação de mobiliário diferenciado, como lixeiras e bancos, além de iluminação eficiente. Reaproveitados, paralelepípedos retirados da Praça Doutor Augusto Gonçalves, durante a reforma, resgatarão uma história e completarão o cenário. Os serviços são coordenados pelas gerências de Meio Ambiente e de Projetos.

03/10/2018