21 AGO 2019 - 10h00
Agricultura familiar é fortalecida com serviços e distribuição de insumos a produtores
Foto Noticia Principal
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
O programa Produção de Alimentos em Itaúna oferece sementes, calcário e da suporte ao homem do campo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou na tarde de ontem, 20 de agosto, a entrega de insumos aos produtores rurais de Itaúna, por meio do Programa de Produção de Alimentos, junto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater/MG. A parceria garante a distribuição, pela Prefeitura, de adubo e sementes aos pequenos produtores, e a oferta de serviços, com suporte o ano inteiro para preparação dos terrenos destinados às plantações.

No programa, o município oferece acompanhamento para garantir aos participantes uma boa colheita, com o menor custo. Colabora na aração e distribui calcário, sementes de milho e feijão, no período de outubro a dezembro, a Emater, parceira do programa, realiza a análise do solo para manter a qualidade e melhorar o desenvolvimento da plantação.

São 30 toneladas de calcário, 1.200 kg de milho e 500 kg de feijão fornecidos gratuitamente ao homem do campo. Hoje são cadastradas mais de 220 famílias na zona rural de Itaúna, atendendo nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas e posteriormente com os insumos de calcário e sementes de milho e feijão. A gerência de apoio rural distribui também kit sementes de hortaliças gratuitamente durante todo ano.

O programa é executado em quatro etapas, sendo a primeira, a análise do solo. Depois, a Prefeitura disponibiliza maquinário para correção e adubação, disponibiliza o calcário e, por fim, as sementes. Um grande apoio para os pequenos produtores rurais.

“Esse insumos são de grande importância para todos nós produtores rurais, visto que dão uma força maior na terra o que auxilia na produção de qualidade. Para comprar é um custo alto para nós que vivemos do trabalho na roça. Somos muito gratos pelo apoio da prefeitura, porque sem essa força ficaria inviável a nossa produção, que hoje é maior graças a essa ajuda”, afirma o produtor rural, Antônio Geraldo Ferreira de Melo.