09 JAN 2020
Espaço Mulher foi um dos destaques da Saúde de Itaúna em 2019
Serviço que funciona na SMS desde 2017 oferece atendimentos exclusivos à mulheres a partir dos 14 anos

Encerrado o levantamento das ações realizadas no ano passado, o Espaço Mulher, serviço que funciona na Secretaria de Saúde há dois anos comemora bons resultados. Somente em 2019 foram realizadas 7.940 consultas, 1.411 coletas de exames preventivos do colo de útero, além de 220 procedimentos de cauterizações/biópsias e 93 inserções de DIU. Desde sua fundação, em outubro de 2017, o Espaço tem como objetivos promover a saúde, diagnosticar e tratar afecções - alterações capazes de expressar doenças - relacionadas à mulher nas diferentes fases da vida. Os atendimentos são gratuitos, a partir dos 14 anos (casos excepcionais podem ser atendidos antes desta faixa etária).

São oferecidas consultas ginecológicas, coleta do exame citopatológico (preventivo), avaliação das mamas, procedimentos como cauterização e biópsia, aconselhamento familiar e inserção do DIU de cobre e do DIU Mirena conforme protocolo; além de acompanhamento pré-natal a partir do sétimo mês de gestação e/ou pré-natal em situações de alto risco (desde o início da gravidez). O Espaço Mulher funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, na sede da Secretaria de Saúde, que fica na Avenida Manoel da Custódia, nº 1.111, bairro Morada Nova. O telefone para mais informações é o 3241-4999, ramal 215.