21 MAI 2020
ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Itaúna vem recebendo inúmeras perguntas sobre o Auxílio emergencial negado para algumas pessoas que estão desempregadas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, esclarece que isso acontece porque a base de dados que o governo federal tem usado para fazer a análise dos pedidos de auxílio emergencial é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Esse cadastro é mantido pelo Dataprev, do Ministério da Economia, e alimentado por informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Há casos de pessoas que perderam o emprego há anos e que não estão conseguindo contestar a análise ou fazer novo pedido do auxílio porque as informações relativas aos empregos estão desatualizadas.

No CNIS, os trabalhadores têm encontrado, por exemplo, valores errados de salário-contribuição, ausência de vínculos empregatícios e da data final desses vínculos – é neste último caso que os trabalhadores estão tendo dificuldades para provar que estão desempregados, pois isso significa que o empregador não deu a chamada “baixa na carteira”, ou seja, não comunicou à base de dados do governo o desligamento do funcionário.

Para mais informações os interessados pode entrar em contato em âmbito municipal, no Setor de Cadastro do Cadúnico, de segunda a sexta-feira de 7 h às 17 h pelo telefone 3241-2386.

Vídeo Vinculado
21/05/2020