Iniciado no final da década de 70, o movimento da Reforma Psiquiátrica obteve alguns dos seus maiores feitos no ano de 1987, com a definição do 18 de Maio como Dia Nacional de Luta Antimanicomial (com a realização do Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental em Bauru, SP) e a realização da 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília. De lá para cá, alguns dos marcos da política brasileira de saúde mental, álcool e outras drogas são a instituição de Redes de Atenção Psicossocial (RAPS), criação dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), adequação de atendimentos hospitalares psiquiátricos, dentre outros.
Em Itaúna, a rede de atendimentos aos portadores de sofrimento / transtorno mental é composta pelo CAPS II, CAPS-AD e Centro de Convivência e Saúde Menatl Dr. Peri Tupinambás. Os dois primeiros são serviços de saúde mental de caráter aberto e comunitário, contando com equipes multiprofissionais, prestando acolhimento de crises e urgências, a portadores de sofrimentos mentais graves e persistentes e/ou também aos seus familiares. São oferecidos acompanhamentos, reabilitações, garantia de direitos e cidadania, visando sempre a autonomia e a inserção social das pessoas atendidas nestes locais.
Já o CCSM Dr. Peri Tupinambás, inaugurado em 18/05/2004, estabelecido em Conferência Municipal de Saúde no ano anterior, tem como objetivo ser um espaço que propicia e estimula atividades que ressignificam a própria existência dos frequentadores do local, impactando a qualidade de vida, criando novas possibilidades para os próprios portadores e deles para com os outros, na circulação destes pelos espaços da cidade, usufruindo da rede de saúde, conhecendo seus direitos e politizando-se. Toda a concepção do local envolveu a participação de trabalhadores, usuários e familiares.
Em 2021, novamente devido à pandemia, as comemorações do 18 de Maio estarão mais restritas e obedecerão às normas sanitárias e de prevenção ao novo Coronavírus. Oficina de origami, confecção de estandarte, ensaio para sarau, oficina de Educação Física e elaboração de jornal interno, dentre outras atividades, já foram realizados entre os dias 30/04 e 14/05. Para esta semana estão previstas as comemorações de aniversário do Centro de Convivência com programação variada (seguindo protocolos anti-Coronavírus) e lanche, participação virtual no Fórum Mineiro de Saúde Mental, oficinas temáticas e inserção de material publicitário alusivo à data nas redes sociais da Prefeitura.