Ir para o conteúdo

Prefeitura de Itaúna - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social TikTok
Rede Social Youtube
Rede Social Receba as notícias de Itaúna em primeira mão! Faça parte do grupo oficial da Prefeitura.
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
07
07 OUT 2022
Prefeitura de Itaúna se mobiliza para socorrer Hospital Manoel Gonçalves
enviar para um amigo
receba notícias
Decretação de calamidade pública em saúde e repasse emergencial de R$ 2.000.000,00 são medidas iniciais para contingenciar crise da Casa de Caridade

Diante de todas as dificuldades expostas pela Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira nos últimos dias, a Prefeitura de Itaúna tomou as primeiras medidas para contingenciamento da crise que se abate sob o Hospital. Por meio do Decreto 7.993 (de 6 de outubro de 2022), o Município declarou estado de calamidade em saúde pública no setor hospitalar do Sistema Único de Saúde da cidade. Tal ação permite medidas extraordinárias a fim de manter assistência adequada aos cidadãos, dentre elas repasses, contratações e outros auxílios, dentre outras. Além disso, se necessário, a requisição mediante contratação de serviços públicos ou particulares para complementar o atendimento já prestado.

Enquanto perdurar a situação, ficam requisitados pela SMS os bens, serviços e servidores à disposição da Casa de Caridade, além do Secretário de Saúde poder autorizar e promover compras emergenciais de equipamentos, medicamentos, insumos e suprimentos, contratação temporária de pessoal, em caráter excepcional, com vistas a suprir as necessidades de atendimentos. Outra medida de socorro foi o repasse emergencial de R$ 2.000.000,00 (dois milhões) realizado hoje, 07/10, como aporte ao Hospital, para quitação de dívidas urgentes, pagamento de fornecedores em atraso, folha de pagamento de médicos, laboratórios, e outras despesas porventura necessárias.

De acordo com o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, “como gestor da saúde, não podemos nos omitir neste momento tão difícil do nosso hospital. Na semana que vem, teremos reuniões com a equipe de consultoria que está fazendo diagnóstico hospitalar, inclusive financiada pela própria Prefeitura. Com acesso aos dados serão tomadas novas decisões. Para esta mediação, levamos em conta também a vacância do conselho curador. Infelizmente, o setor público de saúde em todo o Brasil enfrenta a falta de atualização da tabela SUS, o que torna os valores dos repasses atuais obsoletos, gerando assim dificuldades para a maioria dos prestadores hospitalares. Além disso, o aumento acentuado dos custos médico-hospitalares no período pós-pandemia agravou a situação financeira de todas as instituições filantrópicas”, conclui.


Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia