04 ABR 2023
Prefeitura de Itaúna é certificada com maior nível de Maturidade da Gestão
Instrumento de melhoria da Gestão das Transferências na União

O Modelo de Excelência de Gestão é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

De caráter integrador, ele serve como referência para orientar a maneira com que a administração pública possa conduzir da melhor forma suas atividades, projeto e processos e com isso proporcionar a prática de melhorias.

Além disso, a sua intenção não é servir de manual com regras a serem seguidas ou ferramentas a serem implementadas. Na verdade, o objetivo é levantar questionamentos sobre a maneira com que a administração pública é conduzida e promover a adequação de suas práticas gerenciais.

Em 2021, a Prefeitura de Itaúna respondeu aos questionamentos apresentados pela União e foi certificada com o maior nível de Maturidade da Gestão, qual seja, a Categoria Bronze, totalizando uma pontuação de 96,01. No corrente ano, novos questionamentos foram aplicados ao Município e a expectativa é a manutenção na categoria Bronze, uma vez que a atual administração preza pela eficiência, aplicabilidade e transparência de seus processos.