Neste domingo, 2 de novembro, Dia de Finados, milhares de itaunenses visitaram os cemitérios municipais para prestar homenagens aos entes queridos que já partiram.
A Prefeitura de Itaúna preparou uma estrutura especial para acolher as famílias nos cemitérios Central, Parque Jardim e Santanense, oferecendo mais conforto, segurança e organização durante todo o dia.
Os espaços receberam serviços de limpeza, melhorias na pavimentação, reforço na iluminação e organização dos acessos. Para este dia 2, foram montadas tendas com cadeiras, pontos de apoio com técnicos de enfermagem, em parceria com a concessionária funerária e distribuídos copos de água aos visitantes, por meio do SAAE.
Além disso, servidores municipais estiveram de plantão para orientar o público.
Uma das novidades deste ano foi a ampliação do sistema de identificação eletrônica de túmulos, por meio de QR Codes instalados nas entradas principais dos cemitérios, facilitando a localização dos jazigos.
As celebrações religiosas ocorreram nos três cemitérios urbanos, com missas nos seguintes horários:
• Cemitério Central: 7h, 10h e 16h
• Cemitério de Santanense: 8h e 15h30
• Cemitério Parque Jardim: 8h30 e 15h30
Em caso de chuva, as missas foram transferidas para a Igreja Matriz Coração de Jesus e a Igreja de Santa Luzia.
Os cemitérios funcionaram das 6h às 18h. Centenas de famílias aproveitaram o momento para decorar os túmulos com flores, acender velas e renovar o gesto de fé e lembrança aos seus entes queridos.
Para os visitantes que precisaram se deslocar de bairros mais distantes, o transporte coletivo também foi um aliado. Desde maio, a passagem de ônibus em Itaúna custa apenas R$ 1,90 aos domingos, uma conquista da atual administração que facilita o acesso da população a todos os pontos da cidade, inclusive em datas como esta.