20 DEZ 2018
Caminhão da Mamografia chega a Itaúna com previsão de exames gratuitos para 1.500 mulheres

Equipe fica na cidade até março de 2019, para atendimento às demandas da rede pública

Desde segunda-feira, 17 de dezembro, o Caminhão da Mamografia, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, está em Itaúna, para oferta de exames gratuitos à população. A vinda da equipe à cidade, pelo segundo ano consecutivo, foi viabilizada com intermediação da vereadora Gláucia Santiago e conta com suporte da Prefeitura, que cedeu estrutura e apoio operacional para a ação, que, de acordo com a estimativa, deverá garantir assistência gratuita a aproximadamente 1.500 mulheres, até março de 2019.

De acordo com balanço parcial, até esta quarta-feira, 19, estavam agendados cerca de 900 procedimentos. Serão disponibilizados exames em conformidade com as demandas da Atenção Primária, na Estratégia de Saúde da Família – ESF. Há previsão ainda de atendimento aos municípios da microrregião, que são Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, por meio de acordo firmado com as prefeituras, visando ampliar o acesso da população ao diagnóstico.

A carreta, totalmente equipada, está estacionada nas dependências da Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado, cujos médicos também poderão fazer encaminhamentos das pacientes que correspondem ao público-alvo da campanha, na faixa etária dos 50 aos 69 anos, com histórico familiar de câncer de mama ou alterações nos seios, constatadas por meio da consulta.

Os resultados são expedidos após 30 dias, com o laudo remetido à ESF em que foram solicitados os procedimentos. O secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, destaca a importância da prevenção. “É uma forma de facilitar ao máximo o acesso ao exame. Com essa ação auxiliamos na importante tarefa de prevenir a enfermidade. Garantir qualidade de vida para a população itaunense é a nossa missão e estamos empenhados nisso”, afirma o gestor.

Ampliação do número de exames

O número de mamografias oferecidas pela rede pública de Saúde em Itaúna, por meio de convênios, teve aumento significativo em 2017 e 2018. De acordo com o Setor de Regulação, foram mais de 4,4 mil procedimentos, do início da atual gestão até o momento, um crescimento de 102,5%, no comparativo com o primeiro biênio da antiga administração. Os registros mostram 109 encaminhamentos em 2013 e outros 1.978, em 2014. Já em 2017, houve 2.401 e neste ano, cerca de dois mil, até novembro.

A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais no combate ao câncer de mama. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde vem reforçando as estratégias para conscientizar sobre os cuidados e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso aos exames, inclusive, com a criação do Espaço da Mulher. Várias ações são executadas ao longo do ano, com destaque para a campanha Outubro Rosa, realizada nas unidades de saúde de todas as regiões e na Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado.