20 DEZ 2018
Prefeitura de Itaúna reforça estratégias para combate ao Aedes aegypti com ações no Vale dos Pequis

Agentes da Vigilância Ambiental levam informações e realizam vistorias na comunidade da zona rural

Em continuidade às atividades intensivas realizadas em Itaúna para eliminação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela, os Agentes de Combate a Endemias – ACE – estiveram concentrados, na manhã desta terça-feira, 18 de dezembro, no Vale dos Pequis. O bairro, que é novo, fica nas imediações MG-431, em região considerada como zona rural. No entanto, como já é bastante populoso e por causa da proximidade com a rodovia, será incluída no protocolo de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, caso a equipe localize focos do vetor das graves doenças.

Em contato direto com a comunidade, os servidores distribuíram materiais educativos e deram orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto. Também foram feitas vistorias, para identificação de possíveis criadouros do mosquito, no interior de residências, quintais, bebedouros de animais, entre outros recipientes que possam acumular água e favorecer o desenvolvimento das larvas. A gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso, considerou muito positiva essa primeira incursão fora da área urbana.

“É um lugar que já conta com um número significativo de moradores, perto da estrada, onde há grande fluxo de veículos. A divulgação das medidas preventivas é extremamente importante, assim como o reforço das estratégias para eliminar o Aedes aegypti, que devem ser constantes, para reduzirmos, cada vez mais, a possibilidade de contaminação da população itaunense por essas enfermidades. E, mais uma vez, peço a colaboração de todos, no dia a dia, para que continuemos a obter bons resultados”, comentou a gestora.