18 DEZ 2018
Prefeitura de Itaúna reafirma compromisso com a Educação na formatura do Escola Aberta

Executivo anuncia criação de mais um núcleo do programa para atendimento à região do Padre Eustáquio

Educação é assunto levado muito a sério pela administração de Itaúna e as conquistas obtidas no setor confirmam que os investimentos na rede pública municipal de ensino têm feito diferença. Mais uma constatação disso foi a formatura de mais uma turma nas 23 oficinas e cursos profissionalizantes do programa Escola Aberta para Todos. Em 2018, a iniciativa contemplou cerca de 700 pessoas, que receberam os certificados de conclusão na manhã de sábado, 15 de dezembro.

Durante a cerimônia, no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança – Caic, no Morada Nova, o público pôde conferir os resultados do trabalho desenvolvido ao longo do ano, com apresentações no palco e em exposições nos corredores da instituição. A importância do “Escola Aberta” para os moradores do bairro e região ficou mais uma vez em evidência. O coordenador do projeto, Joel Camargos, abriu a solenidade, agradecendo ao empenho de todos os envolvidos, incluindo profissionais, alunos e familiares, além de destacar o apoio do Executivo para a manutenção das aulas, gerando benefícios diretos para toda a comunidade.

A secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, salientou a dedicação de todos os servidores, atribuindo a toda a equipe e participantes o sucesso do programa, reativado em 2017, pela atual administração. “Hoje vocês estão concluindo mais uma etapa importante da vida das suas vidas, pois, o aprendizado é a base de tudo. É um privilégio, uma honra, estar à frente dessa pasta e fazer parte de algo tão grandioso”, disse, parabenizando os formandos.

Ao discursar, o prefeito Neider Moreira abordou as dificuldades enfrentadas atualmente em função da dívida do Estado com Itaúna, que já chega à cifra de R$ 25 milhões. O chefe do Executivo lembrou o esforço do governo municipal para manter o funcionamento e a qualidade dos serviços essenciais, mantidos hoje, praticamente, com recursos próprios do Município. Neider reafirmou o compromisso e a responsabilidade da administração com a população itaunense.

“Estamos resgatando a cidade. O Escola Aberta, que estava paralisado e foi retomado em 2017, é um exemplo disso. Promovemos mudanças importantes nesse período e continuaremos trabalhando, diuturnamente por melhorias em todas as áreas. A Educação é responsável pela transformação da sociedade, porque cria perspectivas. O projeto executado aqui nesta instituição trata disso, além de viabilizar a interação das pessoas, estimular a convivência, fortalecer vínculos. Estamos falando de crescimento em todos os sentidos. E é com muito orgulho que podemos anunciar que já temos programada a criação de mais um núcleo, com previsão de inauguração em março de 2019, para atendimento à região do Padre Eustáquio. Parabéns a todos pelo envolvimento”, declarou o prefeito.

Geração de oportunidades

Em 2018, cerca de 700 pessoas, de diferentes idades, receberam os certificados de conclusão das oficinas e cursos profissionalizantes em diversas modalidades, oferecidas ao longo do ano: capoeira, zumba, hipo hop, dança do ventre, esportes, cabeleireiro, barbearia, manicure, depilação, biscuit, balé, canto, garçom, violão, teclado, costura, trançado em fitas/almofadas de capitonê/ponto cruz/, bonecas de pano, maquiagem, taekwondo, desenho artístico, artesanato com balões e decorações, pintura em tecido, macramê.

O “Escola Aberta”, executado pela Secretaria de Educação e Cultura, com recursos próprios do Município, voltou a fazer parte do cotidiano da região do Morada Nova no dia 11 de março de 2017. O programa é voltado à faixa etária a partir dos quatro anos, com foco em todos os públicos.

Por meio do projeto, a administração contribui para o fortalecimento dos laços entre a escola e a comunidade, a geração de emprego e renda, além de ocupar o tempo das crianças, adolescentes e jovens. A iniciativa também colabora com a preservação do patrimônio público, devido à movimentação do Caic aos fins de semana.