11 DEZ 2018
Mutirão da Limpeza garante a coleta de mais 18,6 mil quilos de materiais inservíveis

Trabalho para identificar e combater focos do Aedes aegypti segue intenso em todos as regiões de Itaúna

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Saúde, para identificação e extinção dos focos do Aedes aegypti, segue intenso nos “quatro cantos” da cidade. Em continuidade ao Mutirão da Limpeza, as equipes estão concentradas, nesta terça-feira, 11 de dezembro, os bairros Santa Edwiges I e II. De acordo com o balanço da ação, foram recolhidos 18,650 mil quilos de entulho na região, totalizando 20 caçambas de inservíveis.

Com a chegada do período chuvoso, a Saúde reforçou as estratégias adotadas durante todo o ano para evitar que a população seja contaminada por doenças como Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela, transmitidas pelo inseto. Os Agentes de Combate a Endemias têm percorrido todo o município, para conscientização das comunidades e eliminação do mosquito. E, durante o Mutirão da Limpeza, os moradores dos bairros visitados são incentivados a deixar em sacos plásticos, nas calçadas, para coleta, os criadouros removíveis, como garrafas, pneus, potes e vasilhas de plástico, entre outros recipientes. Todas as edições do Levantamento de Índice para Aedes aegypti – LIRAa, realizadas neste ano mostraram a maioria das larvas dentro das casas, em quintais e varandas.

“Nós continuamos a contar com a ajuda de toda a população nesta luta. A colaboração de cada um é extremamente importante para que não tenhamos surtos e epidemias de enfermidades transmitidas pelo inseto, principalmente nesta época, que é mais propícia à proliferação”, lembra a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso. O resultado do último LIRAa ficou em 2,2%, que sinaliza médio risco de infestação. O primeiro do ano deu 2,8%; o segundo, 2%; o terceiro, 0,9%, mostrando que as ações executadas ao longo do ano pela Prefeitura surtiram efeito, com redução significativa do impacto da presença do inseto.