30 NOV 2018
Itaúna é reconhecida pela União como destaque em gestão ambiental

Município receberá premiação do Ministério do Meio Ambiente no início de 2019, na capital federal; apenas 13 cidades mineiras estão classificadas pelas boas práticas em prol da sustentabilidade

Itaúna foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como destaque em gestão ambiental, em premiação criada pelo governo federal, numa parceria com a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente – Anamma – e a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados. A certificação, concedida a apenas 13 cidades mineiras, é resultado do trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade. A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o início de 2019, em Brasília, onde o Município receberá ainda o título de polo em ações voltadas à preservação dos recursos naturais.

A classificação foi embasada em várias diretivas estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. Entre os fatores decisivos para a conquista de Itaúna, a existência de conselho e fundo destinados à discussão dos projetos e investimentos no setor; o apoio ao Cadastro Ambiental Rural – CAR; os planos municipais de Meio Ambiente, de resíduos sólidos, arborização e educação; as atividades executadas com foco no desenvolvimento sustentável; a recuperação de áreas degradadas e dos mananciais de água. O órgão federal avaliou e pontuou ainda a coleta seletiva e a municipalização do licenciamento ambiental.

A iniciativa do governo federal visa o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente. Conforme anunciado pelo órgão, a premiação garantirá a Itaúna, além da visibilidade, apoio sistemático no desenvolvimento de programas direcionados à sustentabilidade. Está prevista ainda a formação de gestores ambientais, levando ao aperfeiçoamento do trabalho e ampliação das metas. “É uma grande preocupação do atual governo promover os cuidados com os recursos naturais, viabilizando a preservação e manutenção de elementos importantes, essenciais. A Prefeitura de Itaúna tem feito investimentos nesse sentido, com o propósito de garantir melhorias na qualidade de vida da população. E esse reconhecimento em nível nacional é um orgulho para toda a equipe, além de um grande incentivo para a continuidade desse trabalho”, comemora o prefeito Neider Moreira.