29 NOV 2018
Saúde e Assistência Social promovem encontro sobre prevenção ao câncer de próstata

Palestra no Centro de Convivência do Idoso encerra programação especial da campanha Novembro Azul

Ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizou em Itaúna, por meio da Atenção Primária, diversas atividades com o objetivo de levar informações a todas as regiões da cidade a respeito da prevenção ao câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce. O reforço das estratégias para conscientização acerca da doença integrou a campanha Novembro Azul, promovida anualmente, como forma de chamar a atenção dos homens aos cuidados com o corpo.

Já foram quase 30 dias de mobilização, em todos os bairros. As equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) desenvolveram uma intensa programação voltada ao público masculino. Palestras nas salas de espera, distribuição de panfletos e ampliação das consultas e encaminhamentos para exames, com funcionamento de postos em horário especial fizeram parte das ações executadas.

Para o encerramento da campanha, foi programada, em parceria da Saúde com a Assistência Social, uma roda de conversa, agendada para esta sexta-feira, 30, a partir das 08h30, no Centro de Convivência do Idoso Maria Cândida da Silva. O encontro será conduzido pelo enfermeiro Gilberto Lima, coordenador da Atenção Primária, que esclarecerá dúvidas sobre a enfermidade, sintomas e tratamento. O endereço é rua Professor Francisco Santiago, 198, Centro.

A mobilização

O movimento Novembro Azul começou na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês foi escolhido justamente pela celebração, no dia 17, do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A campanha foi um sucesso e tomou proporções mundiais. A mobilização chegou ao Brasil por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Hoje, o Novembro Azul faz parte do calendário nacional e municipal de ações de prevenção à enfermidade.