28 NOV 2018
Prefeitura vai pagar 13º Salário em 07 de dezembro

Associação Mineira de Municípios aponta que 90% das cidades do estado não têm recursos para quitar a gratificação natalina; adiantamento mensal sai nesta quinta, 29, e salários do mês no dia 11.

O pagamento do 13º Salário dos servidores públicos municipais de Itaúna está garantido. A chamada gratificação natalina será depositada nas contas de todos os funcionários da Prefeitura no próximo dia 07. A medida injetará R$ 3,1 milhões na economia local, 13 dias antes da data limite estabelecida por lei para a quitação da segunda parcela do benefício. Parte do funcionalismo já recebeu a metade do bônus, no mês subsequente ao aniversário.

A Secretaria de Finanças anunciou também, nesta quarta-feira, 28, que quitará a folha, correspondente ao mês trabalhado em novembro, em 11 de dezembro. Já o adiantamento sairá amanhã, 29. O compromisso da administração com os funcionários colocará em circulação, ao todo, somados o “vale”, a bonificação de fim de ano e os vencimentos, R$ 9,1 milhões.

A Prefeitura aplicará recursos próprios para viabilizar os pagamentos, inclusive dos educadores, cujos salários são quitados, normalmente, com “verba carimbada”, por meio dos repasses constitucionais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, que estão atrasados. O cumprimento da obrigação, em dia, foi possível devido a diversas ações implementadas pela atual gestão ao longo deste ano, com foco na redução de gastos, sem prejuízos dos serviços prestados à população, com planejamento e uso racional do dinheiro público.

“Foi um ano difícil e a crise severa vivenciada no país agravou-se em Minas Gerais, por causa da dívida do Estado, que, no caso de Itaúna, já chega a quase R$ 23 milhões. Apesar de todos os entraves, conseguimos, com muito empenho, muita dedicação, cumprir o nosso dever, com uma administração austera, focada nas necessidades do cidadão e na valorização do funcionalismo, o que é essencial para conseguirmos atender às demandas. Importante lembrar que os valores pagos pela Prefeitura neste fim de ano contribuirão para o aquecimento das vendas no comércio local e, consequentemente, com a geração de emprego e renda em Itaúna”, comenta o prefeito Neider Moreira.

Outros municípios

De acordo com a Associação Mineira de Municípios – AMM – Itaúna está em uma situação privilegiada. Levantamento feito junto à entidade mostra que cerca de 90% das prefeituras de Minas Gerais não conseguirão pagar o 13º Salário em dezembro. Os gestores de grande parte das cidades têm enfrentado dificuldades para quitar os compromissos com fornecedores, prestadores de serviços e vencimentos do funcionalismo. Alguns já decretaram calamidade financeira, inclusive, na região Centro-Oeste. Esses problemas são motivados, principalmente, pela dívida do Estado. No caso de Itaúna, por exemplo, os débitos, gerados pela falta dos repasses constitucionais, ultrapassam R$ 22,5 milhões.