27 NOV 2018
Prefeitura de Itaúna dá continuidade ao trabalho de combate aos escorpiões

Equipes da Vigilância Ambiental realizam captura dos aracnídeos no cemitério do Centro

Na noite desta segunda-feira, 26 de novembro, foi realizada em Itaúna mais uma ação de combate aos escorpiões, pela Prefeitura de Itaúna. Uma equipe de servidores Secretaria de Saúde esteve no Cemitério Central, localizado na região dos bairros Cerqueira Lima, Belvedere e Graças, para a captura dos animais.

Os servidores responsáveis pelo trabalho recolheram mais de 200 exemplares do aracnídeo, que serão encaminhados à Fundação Ezequiel Dias – Funed, em Belo Horizonte. A instituição é especializada na pesquisa e produção de soros antipeçonhentos no Brasil. E, com a entrega dos artrópodes, destinará ao Município o antídoto proveniente dos bichos.

Hábitos noturnos

Escorpiões se alimentam de insetos, principalmente de baratas, que são encontradas em grande quantidade nos cemitérios. Podem sobreviver longos períodos sem comida e água, escondidos em lugares escuros e úmidos. Eles causam acidentes quando tocados ou comprimidos contra o corpo. E o controle por meio de inseticidas ou outros agentes químicos é muito difícil. Em Minas Gerais, são encontradas duas espécies que podem causar acidentes graves, o amarelo (Tityus serrulatus) e marrom (Tityus bahiensis).

As pessoas que moram próximas ao cemitério, devem ficar sempre atentas e, em caso de picada, procurar a unidade de saúde mais próxima. Se possível, capturar o escorpião com cuidado e levá-lo para a identificação da espécie. Isso facilitará na especificação do soro que reverterá o quadro da toxina no organismo. Soluções caseiras e automedicação podem ser fatais.

Principais sintomas

Os principais sintomas da picada são dor intensa no local, que se espalha por todo membro. Náuseas, vômitos e salivação, além de alterações cardíacas e circulatórias. Já a gravidade do acidente vai depender dos seguintes fatores: espécie do escorpião; idade da vítima (criança até 14 anos e idosos compreendem o grupo de maior risco); doença no coração e sensibilidade da vítima ao veneno do escorpião.

Vale ressaltar o cuidado que se deve ter ao calçar os sapatos, remover entulhos com as mãos desprotegidas, usar roupas e toalhas sem antes vistoriar, dormir em camas próximas à parede com roupas de cama encostadas ao chão. Manter quintais e jardins sempre limpos, camas e berços afastados, no mínimo, dez centímetros da parede são as principais recomendações. Também, não se deve pendurar roupas nas paredes. Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura é essencial, assim como usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques, além de eliminar possíveis materiais e buracos que possam servir de abrigo.

Serviço disponível

A Prefeitura e a Secretaria de Saúde darão continuidade às ações, com a finalidade de estabelecer o controle de possível infestação. Mas é de grande importância a cooperação da população. Essa união entre os órgãos e a população facilitará com o extermínio do aracnídeo e consequentemente com o risco de possíveis acidentes. Caso alguém queira mais informações sobre formas de prevenção e procedência quanto aos acidentes, deverá entrar em contato com pelo telefone 3241-4999.