Principal   Turismo

Capela do Rosário

Jóia de alto valor da arquitetura primitiva do Brasil, sob a invocação de Sant'Ana, foi iniciada em 1750 e terminada em 1765. Nela, foi celebrada a primeira missa, em 1766, pelo padre José Teixeira de Camargo, nascido na terra, filho do português Tomás Teixeira, um dos fundadores de Itaúna, ao lado do líder Gabriel da Silva Pereira e Manoel Neto de Melo. Todos, muito religiosos, casados com filhas do bandeirante João Lopes de Camargo, tiveram filhos que se ordenaram padres. Em 1853, foi permutada, por iniciativa dos padres pregadores de missão, pela capelinha do Rosário, que os pretos edificaram, em horas de folga, em 1840, na parte baixa da cidade. Sant'Ana desceu e Nossa Senhora do Rosário subiu o morro.