Espetáculo no Teatro Sílvio de Mattos satiriza o machismo e propõe o debate sobre o tema, de forma divertida, sensível e sutil
Já bastante conhecido do público itaunense, o ator e diretor Cláudio Ramos está de volta à cidade com a comédia “Lugar de Mulher... Uma sátira ao Machismo”. A peça, sucesso de público desde que estreou, no Rio de Janeiro, em 27 de fevereiro de 1998, continua atual, 18 anos depois, diante da proposta dos idealizadores, de promover o debate, principalmente acerca dos maus-tratos sofridos no dia a dia por muitas representantes do sexo feminino país afora.
O monólogo reúne donas de casa, às voltas com os posicionamentos arcaicos e a agressividade dos esposos. Em cerca de 01h40, a montagem apresenta, de forma sensível e sutil, quatro personagens, em situações bem diferentes. Primeiro, o drama da Maria submissa, que questiona o relacionamento matrimonial depois de se apaixonar platonicamente por um feirante; em seguida, a “candidata” a socialite, Maria Lucrécia, que, traída, planeja conhecer a amante do marido; depois, entra em cena uma Maria muito bem-humorada, típica interiorana, casada com um português e totalmente dedicada à família. Por fim, o quadro “Todas as Marias do Mundo” presta uma homenagem à mulher, com um poema que enaltece a figura feminina.
“É uma comédia inteligente, sem grosserias ou apelações. As Marias que personifico são suas mães, filhas, tias, avós, primas, madrinhas, mulheres do universo de cada um. O público ri, se identifica com elas e no final se depara com o ator, o ser humano, de cara limpa, cheio de carinho e emoção, transmitindo a felicidade de estar no palco”, afirma Cláudio Ramos, que, além de dar vida às personagens, assina o texto e a direção.
Em nova temporada, a peça terá duas sessões em Itaúna, no Teatro Sílvio de Mattos. A primeira, no sábado, 26 de agosto, a partir das 20h, e a outra, no domingo, 27, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo valor promocional de R$ 30 (inteira), na Praça Doutor Augusto Gonçalves, 240, Centro. A meia-entrada é garantida aos beneficiários, contemplados por lei, devidamente identificados. A sala de espetáculos fica no Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros, na rua Antônio Corradi, 55, Centro. Mais informações pelo telefone 3243.6395 ou 3243.6425.