24 JUL 2017
Servidor do IMP conquista 3º lugar nacional em concurso

Trabalho apresentado no Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária defende ações preventivas para redução do impacto do auxílio-doença

O gerente de benefícios do Instituto Municipal de Previdência – IMP, Helton José Tavares da Cunha, conquistou o terceiro lugar do país em concurso de monografias promovido pela Associação Brasileira das Instituições de Previdência dos Estados dos Municípios – Abipem. A apresentação foi feita durante o Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária, que reuniu diversas autoridades no assunto, em Maceió, nos dias 27, 28 e 29 de junho.

Helton Tavares é servidor da Prefeitura de Itaúna há 25 anos e há mais de dois está lotado no IMP. Formado em Administração, decidiu, devido às experiências do dia a dia na autarquia, fazer pós-graduação em Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS. E foi também essa vivência que incentivou o funcionário municipal a estudar as medidas que podem ser adotadas para redução do impacto financeiro do auxílio-doença na atuária do RPPS, tema do trabalho de conclusão de curso, realizado no Complexo Educacional Damásio de Jesus, em Divinópolis.

Entre os destaques do servidor no resultado da pesquisa estão ações que vão desde a elaboração do edital, com a previsão de exame psicotécnico, à exigência de exames específicos e detalhados para cada função a ser desempenhada na administração pública, eficientização da medicina e segurança do trabalho, além da prevenção, por meio de parcerias com serviços prestados pelo próprio Município para ampliação da assistência ao funcionalismo, sendo essa última já bastante encaminhada.

“Pensei na monografia justamente com foco na situação de Itaúna. São atitudes simples, que estão ao nosso alcance. E essas medidas preventivas podem render ganhos significativos para que o futuro do IMP não seja comprometido. Foi uma experiência muito válida e gostaria de agradecer aos meus colegas, com os quais aprendo sempre, e especialmente ao apoio da servidora Elaine Marra de Souza Boaventura, que muito contribuiu para essa conquista”, afirmou Helton Tavares.

O trabalho será veiculado na Revista RPPS do Brasil e há previsão também de publicação em veículo de comunicação da Abipem. O primeiro lugar do concurso de monografias ficou com Alex Araújo Pimenta, do estado do Rio de Janeiro, que dissertou sobre “O Pragmatismo da Solidariedade nos RPPS: Contribuição VS Retribuição”. Na segunda posição, Ricardo Wagner Barros de Oliveira, da Paraíba, comentou “Um estudo sobre a solvência financeira e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Municípios de João Pessoa e de Campina Grande”.