Previsão é de mais de 20,4 mil pessoas imunizadas em Itaúna até 26 de maio
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana os preparativos para a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que será realizada entre 17 de abril e 26 de maio, em toda a cidade. Os enfermeiros das 23 unidades do programa Estratégia de Saúde da Família – ESF, foram capacitados na segunda-feira, 10, com orientações para o período de imunização, que terá o Dia D em 13 de maio, quando todos os postos ficarão abertos das 08h às 17 horas, para a aplicação das doses, com exceção da zona rural, onde é seguido um cronograma diferenciado.
Em Itaúna devem ser vacinadas 20.438 pessoas, entre crianças na faixa etária dos seis meses aos cinco anos incompletos; gestantes; puérperas, que são as mulheres com até 45 dias pós-parto; trabalhadores da área da saúde e idosos acima dos 60 anos. Em 2017 serão contemplados também os professores em salas de aulas, que pela primeira vez receberão a imunização gratuita. Portadores de comorbidades, que são portadores de doenças como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios, além de obesos, têm direito à vacina, se apresentarem o encaminhamento médico, conforme determinação do Ministério da Saúde. Também fazem parte do grupo de risco os detentos. A meta do Município é de alcançar 90% do público-alvo.
A chefe de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juniana de Souza, reforça a importância da prevenção à gripe. “Este ano a vacina é trivalente, protegendo contra o H1N1, H3N2 e Influenza B, com base nas cepas de vírus que mais circularam em 2016. Estamos programando uma campanha intensa de conscientização. A imunização feita nesta época reduz a incidência da doença e evita muitas complicações que podem surgir em decorrência dela. É importante lembrar que quem tem alergia a ovo não pode tomar a dose”, orienta.