08 AGO 2019
Conselho Municipal de Defesa Civil tomou posse nesta quinta-feira, 8
COMDEC é responsável pela coordenação de ações de defesa civil no Município

O Conselho Municipal de Defesa Civil – COMDEC- está reestruturado em Itaúna. A recomposição e fortalecimento do órgão, são conquistas importantes para que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer.

Tomaram posse em solenidade na manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, os novos membros para compor o atual Conselho, biênio 2019/2021, procedidos em conformidade com o estabelecido no artigo 8º da Lei nº 4.174/07 e artigo 5º do Decreto nº 4.994/07.

O Conselho tem entre os principais objetivos: Coordenar e executar as ações de defesa civil; Manter atualizadas e disponíveis as informações relacionadas à defesa civil; Elaborar e implementar planos, programas e projetos; Elaborar Plano de Ação anual visando o atendimento das ações em tempo de normalidade, bem como, das ações emergenciais, com a garantia dos recursos no Orçamento Municipal.

Está ainda, entre as principais funções, manter o órgão central do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) informado sobre as ocorrências de desastres e atividades; Executar a distribuição e o controle de suprimentos necessários em situações de desastres; Implantar o banco de dados e elaborar os mapas temáticos sobre ameaças, vulnerabilidade e riscos de desastres; Estar atenta às informações de alerta dos órgãos de previsão e acompanhamento para executar planos operacionais em tempo oportuno.

O COMDEC é formado por representantes vinculados aos órgãos governamentais e da sociedade civil organizada. A Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Márcia Aparecida Moreira e Souza, será a presidente do novo Conselho. A formação do Conselho, com representantes de diferentes instituições e setores da sociedade, fortalece a atuação do Governo e minimiza os efeitos danosos das forças naturais, além de unir forças para implantar um banco de dados eficiente e completo com objetivo de elaborar os mapas temáticos sobre ameaças, vulnerabilidade e risco de desastres.

Composição

Representantes de órgãos Governamentais:

a) Representante da Câmara Municipal

Lacimar Cesário da Silva (reconduzido)

b) Representante da Polícia Civil / 3a Delegacia de Polícia Civil 1º DRPC/7º DEPPC

Hebert Roberto Leite Oliveira

c) Representante da Polícia Militar de Minas Gerais/ 51a Cia. de Polícia Militar

Tenente PM Sérgio Wallace Januário

d) Representante do Poder Judiciário/ Fórum de Itaúna

Gláuber Lúcio de Souza (reconduzido)

e) Representante do Corpo de Bombeiros Militar / MG 2ª Pelotão da 2º Cia / 10º Batalhão de Bombeiro Militar

1. Sargento Anderson Mauro Costa de Oliveira,

f) Representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços

Kenderson Antunes Andrade

g) Representante da Secretaria Municipal de Saúde

Marilange Ferreira Borges

h) Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social

Mariana Silveira Aquino

i) Representante da Secretaria Municipal de Regulação Urbana

Gláucio Martins de Souza (reconduzido)

j) Representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE

Antônio Fernandes Quadros

Representantes de órgãos Não Governamentais:

a) Representante do Rotary de Itaúna “Cidade Universitária”

José Alves Ferreira

b) Representante da Loja Maçônica “Mestre Chauer Chequer”

Elton Moreira

c) Representante da Paróquia de Sant'Ana

Everaldo Carneiro

d) Representante interino da Associação dos Evangélicos de Itaúna – ASSEVI

Israel Antônio Lúcio Neto

e) Representante do Centro de Desenvolvimento Social e Empresarial CDE

Afonso Henrique da Silva Lima.