11 NOV 2019
Prefeitura fará reprogramação e sincronismo de semáforos na região central
Objetivos são fluidez do trânsito e segurança nos cruzamentos. Luz verde do dispositivo atenderá demanda de momento das vias

Itaúna avança mais um importante passo no que diz respeito à mobilidade urbana. A Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e a empresa especializada SERTTEL desenvolverão novo projeto que resultará na reprogramação e sincronismo de todos os semáforos da área central da cidade. Com a mudança, o tempo de duração da luz verde (SIGA) dos dispositivos é definido em tempo real, de acordo com a demanda de momento do tráfego na via. A expectativa é gerar melhor fluidez no deslocamento de veículos, maior segurança nos cruzamentos onde as sinalizações estão instaladas e garantir consequentemente a integridade dos pedestres.

A instalação dos semáforos inteligentes em Itaúna começa hoje, segunda-feira, 11/11. Testes do novo sistema serão realizados entre a instalação e o feriado de 15/11; o funcionamento efetivo começará no dia 18. Os pontos contemplados ficam nas regiões da Praça Dr. Augusto Gonçalves, Avenida Jove Soares (esquinas com João Dornas, Antônio Corradi e Gioconda Corradi), XV de Novembro (esquina com rua Zélia Machado), Avenida São João (esquina com Cel. João de Cerqueira Lima) e Praça francisco Marques (Lagoinha).

Dois semáforos, um na Avenida Getúlio Vargas e outro na rua Aurélio Campos, já funcionam em esquema similar ao que será implantado. Países como a China também adotaram a tecnologia e obtiveram resultados significativos na redução de congestionamentos e no aumento da velocidade de circulação dos veículos. O mesmo sistema, que foi lançado em 2018, já funciona com sucesso nas cidades de Recife, Rio de Janeiro, João Pessoa e São José dos Campos. Em Itaúna, a DMTT trabalha com expectativa em torno de 33% de ganho na mobilidade nas regiões contempladas com o serviço.