18 NOV 2019
Segunda fase de imunização contra Sarampo começa hoje
Público-alvo serão jovens/adultos não vacinados entre 20 e 29 anos. Dia D da campanha será 30/11 em todas as unidades

Itaúna também está participando da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Desta vez, o público-alvo são jovens/adultos não vacinados com idade entre 20 e 29 anos. A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 7h às 16h. O Dia D de mobilização será no sábado, 30/11. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o momento, foram confirmados dois casos de sarampo no município. Os sintomas mais comuns são febre e manchas vermelhas na pele, podendo estar acompanhados de tosse, coriza, conjuntivite, dentre outros sinais. Independentemente da situação vacinal, histórico de viagem ou contato com caso suspeito/confirmado da doença, pessoas de quaisquer idades devem procurar o PSF mais próximo de sua casa.

Entre janeiro e setembro deste ano, mais de 5.346 casos confirmados de sarampo foram registrados em todo o país, com ocorrências em 17 estados brasileiros. A primeira fase da campanha, ocorrida em outubro, contemplou crianças entre seis meses de vida à menores de cinco anos de idade. O Ministério da Saúde adquiriu mais de 60 milhões de doses da vacina para a imunização em 2019. Tanto a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), quanto a tetravalente (evita, além das três, a catapora), são disponibilizadas gratuitamente à brasileiros com até 49 anos, na rede pública de saúde, durante todo o ano, independente de surtos. A recomendação é manter em dia o cartão de vacinação.