27 NOV 2019
Itaúna terá programação no Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Atividade especial na Praça da Matriz e programação durante o mês nas unidades básicas de saúde terão foco na prevenção e enfrentamento ao HIV/AIDS.

A Assembléia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde definiram, em 1988, todo 01/12 como Dia Mundial de Luta contra a Aids. A adesão de vários países ratifica o esforço global na prevenção e controle da infecção, seja pelos métodos já conhecidos ou buscando novas iniciativas, mas sobretudo respeitando as pessoas que vivem com HIV/AIDS. Como a data cairá no próximo domingo neste ano, a Secretaria de Saúde de Itaúna realizará a mobilização no dia 2, segunda-feira, das 8h às 15h, na Praça da Matriz.

Haverá orientação com estudantes de Enfermagem da Universidade de Itaúna e profissionais da saúde do município, distribuição de preservativos, laço vermelho, material educativo e oferta de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Durante o restante do mês de Dezembro, as unidades de saúde também contarão com atividades educativas, oferta de testes rápidos como os citados acima, distribuição/uso do laço da campanha, dentre outros. O SAE – Serviço de Assistência Especializada em HIV e Hepatites Virais realizará também um grupo com pessoas que vivem com HIV/AIDS com foco na adesão ao tratamento.

Realidade local e apoio às PVHA (pessoas que vivem com HIV/AIDS).

Dados da Secretaria de Saúde mostram que Itaúna possui cerca de 200 pessoas vivendo com HIV/Aids atualmente e outras 80 com hepatites virais, sendo o segundo município na regional de Divinópolis em notificações. A média anual de novos casos varia entre 12 e 20 pessoas. Os números estão estáveis, assim como no resto do país, não apresentando diminuição ou aumento significativos. O número de homens infectados, principalmente jovens, é maior que o número de mulheres.

A abertura do SAE - Serviço de Assistência Especializada em HIV e Hepatites melhorou o acesso dos pacientes à consultas médicas, exames de controle e medicação, dentre outros benefícios. Os pacientes não precisam mais se deslocar à Divinópolis para atendimento com médico infectologista, além da diminuição do tempo de espera para primeira consulta e retorno.

Outro ponto positivo foi a implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o treinamento das equipes da Atenção Básica para a realização de teste rápido. Essas medidas melhoraram o acesso à testagem para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, permitindo que o diagnóstico seja feito precocemente, antes do adoecimento. A orientação é para que os testes sejam oferecidos a toda comunidade, especialmente à população mais vulnerável.

Prevenir, sempre!

A camisinha continua sendo a forma mais simples de proteção contra o HIV, Sífilis, HPV, Hepatites e outras ISTs. A prevenção combinada consiste no uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, de acordo com as necessidades específicas de cada segmento populacional e de diferentes riscos de transmissão como: transmissão vertical (de mãe pra filho), usuários de drogas injetáveis. Dados do Ministério da Saúde revelam que mais de 866.000 pessoas convivem com o HIV no Brasil atualmente, ou seja, a prevenção é assunto de todos!