02 DEZ 2019
Mostra das Escolas de Tempo Integral valoriza atividades realizadas por alunos
Exposição organizada pela Secretaria Municipal de Educação promove interação social

A Secretaria Municipal de Educação realizou no sábado, 30 de novembro, a 3ª Mostra das Escolas Municipais do Tempo Integral. O evento aconteceu durante toda a manhã no Poliesportivo “Alexandre Corradi” – Praça de Esportes Jk.

O objetivo foi apresentar o trabalho desenvolvido nas escolas de Tempo Integral, durante o ano, e promover a interação entre as ações da Secretaria Municipal de Educação e a comunidade itaunense. A exposição contou com fotos, cartazes, trabalhos manuais, desenhos, além de apresentações de oficinas de canto e coral, capoeira, hip hop, música/percussão e taekwondo.

Programa Escola Tempo Integral

O projeto Escola Tempo Integral atende mais de 1.070 estudantes oferecendo oficinas, acompanhamento pedagógico e alimentação balanceada, no contraturno escolar. O trabalho é mantido com recursos próprios da Prefeitura de Itaúna, uma vez que o Município não foi inscrito, em 2016, no “Mais Educação”, por meio do qual o governo federal libera as verbas destinadas à merenda e compra de materiais.

Para atender às necessidades do “Tempo Integral”, foram disponibilizados 65 estagiários de pedagogia, para acompanhamento dos alunos nos deveres de casa e reforço do aprendizado de português e matemática, além da realização de atividades de recreação.

O programa é executado nas escolas municipais Dr. Lincoln Nogueira Machado, Lourdes; Dona Cota, Morada Nova; Maria Augusta de Faria, no Piedade; Padre Waldemar de Pádua Teixeira, no Parque Jardim; Sousa Moreira, Santanense; Dona Dorica, no Piaguassu  e Celuta das Neves, Lourdes. O NAC Curumim, no Novo Horizonte, foi contemplado, por meio de parceria com a Prefeitura.

Já na zona rural participam as escolas municipais Ismael de Souza Arruda, em Carneiros; João Luís Souza, na Barragem; João Nogueira Penido, no povoado de Campos; e Modestino Francisco Rabelo, em Vista Alegre.

As atividades complementares realizadas pelos facilitadores (oficineiros) de escolha da escola, são: Artes - reciclagem de papel, sucatas, etc; Artesanatos com Balões e Decoração; Balé; Barbearia; Biscuit; Culinária; Desenho Artístico; Hip-hop; Informática; Música Canto/Coral; Música Percussão;  Olericultura (Horta); Padaria; Taekwondo. É importante ressaltar que cada escola teve a oportunidade de escolher e ser contemplada com três oficinas das citadas.