02/12/2019 às 16:13:00
Prefeitura e Hospital juntos para instalação do serviço de hemodinâmica em Itaúna
Reunião em Divinópolis marca início dos trâmites legais para que Itaúna seja contemplada nos próximos meses

Uma reunião na manhã desta segunda-feira, 02/12, na Superintendência Regional de Saúde, em Divinópolis, deu início efetivo ao processo de instalação do serviço de hemodinâmica (alta complexidade em cardiologia e procedimentos endovasculares intervencionistas) em Itaúna. A Secretaria de Saúde trabalha há meses, juntamente com o Conselho Curador do Hospital Manoel Gonçalves, a habilitação deste tipo de atendimento na cidade. A defesa da viabilidade do serviço foi realizada em diversas instâncias do órgão regional, por sustentação oral e apresentação de documentos comprobatórios da necessidade.

No encontro de hoje, o Superintendente Regional de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, informou, que na última semana, uma reunião do Comitê Regional Intergesterores aprovou a instalação do serviço em Itaúna. O processo segue agora para Belo Horizonte, onde a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidirá pela homologação. O último passo será em Brasília (caso aprovado na esfera estadual – CIB), onde será publicada a portaria de habilitação do serviço.

Participaram da reunião em Divinópolis o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, o Secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, a Provedora do Hospital Manoel Gonçalves, Marilda Chaves, além de membros do Conselho Curador, e o Deputado Estadual, Gustavo Mitre.

A instalação do serviço de hemodinâmica em Itaúna é um sonho antigo da comunidade e dos profissionais envolvidos com o setor de saúde no município. A possibilidade de concretização surgiu a partir do recente anúncio de investimento do grupo empresarial J. Mendes na expansão/construção de um novo bloco na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira.