06 FEV 2020
Itaúna dá exemplo com investimentos em áreas básicas e economia com pessoal
Repasses Saúde e Educação estão acima do preconizado pela lei. Gasto com pessoal é inferior ao limite máximo permitido

Quando o trabalho é marcado pela responsabilidade com o dinheiro público e respeito ao cidadão, os resultados aparecem. A Prefeitura de Itaúna fechou o ano de 2019 com três importantes marcas, dentre tantas outras, que impactam positivamente a vida da população por meio de vários benefícios. Os investimentos em Saúde e Educação foram superiores ao preconizado pela legislação, enquanto o gasto com pessoal ficou inferior ao limite máximo estipulado para municípios. Medidas como estas possibilitaram melhorias nas escolas, manutenção de programas educacionais, oferta de mais especialidades médicas, melhoria dos atendimentos nas unidades básicas de saúde, dentre outras ações percebidas pela comunidade nos últimos meses.

Enquanto na Educação, o mínimo investido tem que ser de 25% do que é arrecadado pelos municípios, em Itaúna este montante chegou a 27,4%. Na Saúde, o mínimo exigido é de 15%, mas no ano passado o índice municipal foi de 25,9%. Em relação à pessoal, o máximo permitido é de 54%; o município utilizou 47,9% dos recursos. “Saúde e Educação são necessidades básicas do cidadão e direitos fundamentais garantidos pela Constituição. As responsabilidades social e fiscal são marcas do nosso governo. Estamos fazendo uma gestão com qualidade, apesar da crise, e os resultados estão aí para comprovar“, destaca o Prefeito Neider Moreira.