25 MAI 2020
Itaúna apresentou uma queda de 46,33% na arrecadação do ICMS em relação a abril de 2019
Mesmo diante de tal situação, a Prefeitura mantêm os serviços funcionando, além dos salários dos servidores em dia.

A Prefeitura de Itaúna vem tomando todas as medidas necessárias para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19), consequentemente, iniciou esse período de pandemia com restrições para funcionamento somente aos serviços essenciais, sendo essas medidas fundamentais para o cumprimento da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao distanciamento social. Com isso as transferências do Imposto Sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) ao município reduziu drasticamente.

Por esse motivo, o valor de transferência do ICMS para Itaúna, em abril deste ano, de acordo com dados divulgados pela Associação Mineira de Municípios (AMM), foi de R$ 2.707.012,87. Em abril do ano passado, a cidade recebeu R$ 5.043.591,46, uma diferença negativa na arrecadação de R$ 2.336.578,59, ocasionando assim uma retração de 46,33% na arrecadação, base abril 2020.

Vale ressaltar que mesmo com arrecadação negativa, a prefeitura continua cumprindo com seu compromisso de manter os serviços à população funcionando, bem como os salários dos servidores sem atraso, além dos cuidados necessários no combate ao Coronavírus( Covid19).